Critérios de Avaliação
Avaliação
A avaliação geral do curso será por três provas e um exame final
Prova 1: (P1) Quinta-feira 11/09/2025
Conteúdo: Sistemas lineares, espaços vetoriais, subespaços (combinação linear, subespaços gerados, soma, interseção e soma direta de subespaços), dependência e independência linear, bases e dimensão, coordenadas e matriz mudança de base, transformações lineares, núcleo e imagem.
Prova 2: (P2) Quinta-feira 23/10/2025
Conteúdo: Espaços vetoriais isomorfos e inversa de transformação linear, a matriz de uma transformação linear, produto escalar: Definição e desigualdade de Cauchy- Schwarz, norma e ângulo entre vetores, bases ortonormais e o processo de Gram- Schmidt, complemento e decomposição ortogonal, a adjunta de uma transformação linear, operadores simétricos e ortogonais, projeção ortogonal.
Prova 3: (P3) Quinta-feira 27/11/2025
Conteúdo: Autovalores e autovetores de operadores e matrizes, matrizes especiais, Diagonalização de operadores lineares (aplicação a cônicas), Diagonalização de operadores simétricos e anti-simétricos.
Exame Final: (E) 11/12/2025.
Conteúdo: Toda a ementa do curso.
Observações:
– A frequência mínima exigida é de 75% do total das aulas previstas ( Artigo 47, § 3o do Regimento Geral da UNICAMP).
– Constitui infração à disciplina recorrer a meios fraudulentos, com o propósito de lograr aprovação (Artigo 142, VII, Estatuto da UNICAMP)
– A revisão de qualquer prova será feita de forma presencial em horário previamente definido e publicado junto com as notas da prova.
– As informações de cada turma será divulgada no Mural do Classroom da turma.
– Poderá ser solicitada a apresentação do documento de identidade do aluno por ocasião das provas e do exame.
Critério de Aprovação
Cálculo da media semestral \( M_{s}\) será calculada por:
\[M_{s} = \frac{3P1 + 3,5P2 + 3,5P3}{10}.
\]
Com isto:
- Se \(M_{s}\geq 5,0\) o(a) estudante está aprovado(a) com nota final \(N=M_{s}.\)
- Se \( M_{s}<2,5,\) o(a) estudante está reprovado(a) com nota final \(N=M_{s}.\)
- Se \(2,5\leq M_{s}<5,0\) o(a) estudante poderá realizar o exame final. Neste caso a nota final será calculada pela formula \[ M_{p}=\frac{(M_{s}+2.E)}{3}, \] \[ N=\max \left\{M_{s}, \min\left\{5, M_{p}\right\}\right\} \]
Serão considerados Aprovados com nota N todos aqueles alunos com \( N\geq 5\), caso contrário serão considerados Reprovados com nota N.
A data do Exame Final é dia 11 de dezembro de 2025 e o conteúdo do mesmo será toda a ementa.
Sobre a Avaliação
As provas serão realizadas em local e horário determinados, constituindo-se em trabalho individual. Nesta ocasião será solicitada a apresentação de documento de identidade do(a) aluno(a). Não será permitido o uso de calculadoras nem o empréstimo de material durante a prova.
O(a) estudante não poderá comparecer à prova após meia hora do seu início, nem deixar a sala antes de meia hora a partir do início da prova. Uma vez iniciada, o(a) estudante deverá permanecer dentro da sala de aula até a conclusão e entrega dela.
Faltas em Provas e Segunda Chamada
Orientações Gerais
- Apresentar documentação comprobatória à DAC em até 15 dias após o ocorrido;
- Realizar agendamento com o docente da disciplina.
Nova Avaliação (Art. 72)
A solicitação de nova avaliação é permitida nos seguintes casos:
- Participação em trabalho acadêmico ou campo obrigatório;
- Apresentação de atestado médico.
Importante:
- A nova avaliação pode ser substituída por exame final, se essa possibilidade estiver prevista no plano da disciplina;
- Para eventos como congresso, campo ou competição, é permitida apenas uma nova avaliação por disciplina e por semestre.
Conforme previsto, os(as) alunos(as) que apresentarem justificativa válida e fizerem a solicitação dentro do prazo estabelecido poderão realizar o exame final como forma de reposição da avaliação perdida.
Ressaltamos que, nesse caso, a nota obtida no exame final substituirá integralmente a nota da prova não realizada. Portanto, a nota do exame será considerada como a nota da avaliação originalmente perdida.
Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)
O aluno que precisar de acomodações didático-pedagógicas curriculares pelo fato de ser uma pessoa com deficiência ou possuir transtornos de aprendizagem deverá solicitar atendimento educacional especializado.
A Unicamp está comprometida em promover um ambiente acadêmico inclusivo e acessível para todos. Estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem que necessitem de acomodações didático-pedagógicas podem solicitar atendimento educacional especializado por meio do Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE).
Para mais informações sobre como acessar este serviço, visite:
https://deape.unicamp.br/vida-estudantil/acessibilidade-pedagogica/paee/
Caso tenha dúvidas ou precise de orientações, entre em contato pelo e-mail: paee@unicamp.br